quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Poema de Mata Hari

Poema de Mata Hari é encontrado na Holanda

HOLANDA - Um poema escrito por Mata Hari em 1888 no caderno de poesia de uma de suas colegas de classe acaba de ser encontrado em Leeuwarden (norte da Holanda), a cidade natal da dançarina fuzilada pelos franceses por espionagem a favor da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. "Esse documento foi descoberto por Pieter de Hoo, sobrinho segundo de Grietje de Hoo, amiga de Mata Hari. O caderno de poesia se achava entre velhos papéis que herdou Pieter de Hoo", assinalou o serviço de arquivos da cidade de Leeuwarden. Mata Hari, cujo verdadeiro nome era Margaretha Geertruida Zelle, escreveu o poema quando tinha 12 anos. Nesse poema prega, em holandês do final do século XIX, as virtudes que deviam caracterizar a burguesia da época.
A futura Mata Hari escrevia com letra cuidada, inclinada para a direita da página, adornada com flores. Grietje de Hoo manteve uma amizade com Mata Hari até sua morte em 1904, por causa de uma pneumonia. A dançarina foi condenada a 25 de julho de 1917 pelo conselho de guerra de Paris e fuzilada a 15 de outubro desse mesmo ano. Em outubro passado, a Fundação Mata Hari e a cidade de Leeuwarden apresentaram à justiça francesa uma petição de revisão da condenação à morte da mítica espiã, alegando 'novos fatos' recentemente descobertos.

À Grietje
Para evitar os escolhos
do oceano da vida,
toma a virtude e o respeito
como capitão e timoneiro.

Quando vagares pelos mares,
que tua tripulação seja a piedade
tua bússola a liberdade,
e o valor tua âncora
e o espírito tuas velas.

Então, seja qual for a força das ondas
sempre chegarás a bom porto.

Em: "Lembrança de Margaretha Zelle", Leeuwarden 1888
Fonte: Jornal HOJE EM DIA / Belo Horizonte, Quinta-Feira 17/01/2002
Enviado por: Marlene Andrade Martins

http://www.blocosonline.com.br/literatura/servic/sercurc07.htm

(Este documento mostra que a famosa dançarina e suposta espiã, apesar de cortesã (o equivalente aproximado de prostituta de alto luxo) tinha uma alma idealista. - nota da autora do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário